quarta-feira, setembro 09, 2009

Economia

Muito influencia na vida das pessoas.

Não adianta querer ganhar muito dinheiro se muitas pessoas almejam o mesmo objetivo.

Porque acontece um fenômeno na sociedade que explica que o consumo exagerado leva a um consumo em massa de todas as pessoas.

Se a taxa de desemprego cai, quer dizer que as pessoas estão menos desempregadas e todas andam ocupadas em suas vidas com relação ao emprego.
Consequentemente, para vender mais produtos e conseguir obter lucros, os fabricantes tendem a aumentar os preços quando o desemprego está baixo e o salário-mínimo aumenta.

Com o salário-mínimo mais alto, o poder de compra dos consumidores aumentam, fazendo com que os produtores enxerguem isso e acabam também aumentando o preço de seus produtos ofertados.

É uma reação em cadeia.

Não adianta aumentar o salário-mínimo, que o preço de todos os produtos sobem junto.

O que eu quero explicar é que quanto mais consumimos, mais prejudicial é para a classe mais pobre, ou seja, os poucos empregados que existem. E também é prejudicial ao restante da população porque a cadeia de suprimentos acaba subindo os preços também para atender a demanda.

É um círculo vicioso.

Eu mesmo sou contra a sociedade capitalista porque eu sei que certas coisas não funcionam e outra coisas são injustas para quem não merece.

A cadeia produtiva deveria vir para benefício de todos e não apenas para benefício de algumas poucas pessoas que podem adquirir bens com maiores valores.

É o caso dos imóveis.

Se a construção civil não acompanha o déficit habitacional, a tendencia é subir o preço dos imóveis. O que deixa ainda mais distante o sonho de quem quer adquirir a casa própria.

O capitalista é injusto pra quem trabalha muito e justo para quem tem mais capital e sabe administrar aquilo que já possui.

Não temos como mudar a realidade, é isso e pronto.
Contente-se ou não, mas esse é o mundo em que vivemos.
Em que os valores valem mais do que as próprias pessoas que nele vivem.

"Eu não quero mudar o mundo. Eu não quero que o mundo me mude."
Já dizia Ozzy Osbourne em uma de suas canções.

Vou ficando por aqui e vou deixar em aberto uma questão.
Quem deve receber mais? Quem pesquisa mais? Ou quem encontra mais soluções e as aplica?

Abraço a todos!
E ótima semana!

Um comentário:

Anônimo disse...

COMUNISTA!! COMUNISTA!!